❌ O que é possível ver, mas não é permitido filmar (nem fotografar) na fábrica da BMW?
- Lucas Lemos
- 23 de mar. de 2025
- 2 min de leitura

🚗 A unidade em Araquari (SC) oferece um tour guiado desde a chapeação até o acabamento, além de permitir a participação no teste que todo veículo passa antes de sair da fábrica (contudo, proibido pra quem tem labirintite ou sofre com enjoo). Os visitantes não podem filmar, nem fotografar, mas vou te contar o que eu vi nessa visita técnica em março de 2025:
🎯 Em cada setor, está visível a missão, missão e objetivos da planta catarinense de produção; tem frases que representam alguns dos locais e constantemente os avisos de segurança; também há um fato curioso, que é a reprodução de uma música a cada vez que uma equipe precisa de ajuda. E essa canção varia conforme o líder. Ou seja, tem um toque de personalização dentro de uma linha completamente padronizada. 🎵
😅 Mas, tem algo que vai além das placas e indicações: as visitações permitem que a empresa demonstre na prática o valor que tem seus carros e a marca. Essa comunicação é feita com bastante transparência. Acredite, nosso guia foi posto em uma prova de fogo com tantas perguntas. E respondeu a todas elas!
🛞 Ao final da jornada, a BMW apresenta ainda um case de responsabilidade social, neste caso, que pode ser filmado e fotografado à vontade. É que as sobras de tecidos dos materiais veiculares viram produtos para comercialização. E o lucro é destinado às mulheres que produzem e que por alguma condição não podem sair de casa para trabalhar fora.
📸 PS: em meio a linha de montagem, o único espaço que pode ser fotografado está na foto com a equipe que topou cinco horas de estrada para a visitação técnica! O local tem o primeiro veículo da unidade assinado por todos que participaram da produção.
✨ O que achou dessa visitação? Toparia ir na próxima?



Comentários